terça-feira, 23 de outubro de 2012

A interação entre Xangô e Omulu







A interação entre Xangô e Omulu

Eu ouvi de muitos irmãos de casas de umbanda e candomblé dizerem que Xangô tem aversão à morte e a doença e por isso, filhos de Xangô na umbanda não trabalham em corrente de desobsessão e jamais incorporam Omulu. E que também não podem ter guias na linha das almas, na linha de Omulu, e no candomblé onde esta Xango não pode estar Omolu e vice versa. Eu sou filho de Xango e Oya, sou de candomblé engenho velho, ogã suspenso por Omolu. E muitas vezes em varios candomblé presenciei esta separação. Em olubaje, banquete do rei Omolu, durante o xire, não se louva xango. E nas Festas de Xango não se louva Omolu. No meu axe isso não acontecia. Cheguei a perguntar o porque, e as respostas eram até razoaveis, não satisfeito fui pesquisar. Meu pai Xangô foi o criador do culto de Egungun e ele foi o primeiro Ojé ( Sacerdote do Culto aos Mortos ) e também foi o primeiro Alapini ( Sumo-sacerdote do Culto aos Mortos ) isso é evidenciado em um de seus Orikis que fala:
Oba ìrú l´òkò...Oba ìrú l´òkò
Ìyámasse kò wà Ìrà oje
Aganju ko má nje lekan
Árá l`okò láàyá...Tóbi òrìsà,
Oba só òrun ...Árá oba oje

"Rei do Trovão ( Raios ) Rei do Trovão ( Raios )
Encaminha o Fogo sem errar o alvo ( Alusão aos Raios ), nosso vaidoso Ojé
Xangô alcançou o Palácio Real Único que possuiu
Oiá Grande líder dos Orixás
Rei que conversa no Céu e que possui a honra dos Ojés
Rei que conversa no Céu e que possui a honra dos Ojés."


A interação entre Omulu e Xangô é uma realidade, ao contrário do que alguns pensam, e pode ser representada por Xangô Abomi e Xangô Aganju, que na umbanda são representantes de Xangô na Linha das Almas. Não permitir que filhos de Xangô trabalhem em desobsessões é um erro grave, até porque a missão principal de um médium é exercer o trabalho fraternal, de ajuda, e impedi-lo de praticar o bem, o auxílio a um irmão obsediado, é uma falha grave. Enfim toda essa história de que Xango tem aversão a morte, eu entendo não tem fundamento. E eu sou uma prova viva disto.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente. E se você é uma prova viva disso, eu sou também, pois descobri a pouco tempo que sou filha de Xangô e digo com sinceridade que meus pretos-velhos são da linha das almas e no espiritismo, o que eu fazia de melhor, era trabalhar com desobsessão.
    Acho que os tempos atuais fazem as necessidades serem outras... evolução faz parte do processo ao qual aceitamos participar...
    Obrigada pelo artigo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. isso e vdd meu irmão pois meu orí e de ayrá com jagun pois sou de ori mejí acho q muitas coisas na verdade e o homem que muda até porque xangô nao teme a morte e sim a respeita por conhecer seus fundamentos

    ResponderExcluir
  3. isso e vdd meu irmão pois meu orí e de ayrá com jagun pois sou de ori mejí acho q muitas coisas na verdade e o homem que muda até porque xangô nao teme a morte e sim a respeita por conhecer seus fundamentos

    ResponderExcluir
  4. concordo sou de xango e sou ojé xango e um grande boró

    ResponderExcluir
  5. olá !! axé . gostaria de saber como se chama a qualidade de xangô com caminhos em omulu . obrigado . axé

    ResponderExcluir
  6. sou de xango das pedeiras amo ñ entendi isso ai amulu eles são amigos ou ñ

    ResponderExcluir
  7. Ola vou começar especificando que sou da Umbanda Omolocó (minimamente falando é uma umbanda q tbm cultua os orixas). Sou filha de iansa e xangô mas trabalho muito com curas,minha inclinacao é esta,e tenho um xapanã. Meu xangô nao deixa ele pegar minha coroa nao pela quizila,mas pq ele quer continuar com ela rsrsrs... entao xapanã vira pra esquerda se tornando o meu exu omulu, q muitos dizem ter a historia publicada na internet, mas no caso do meu nao é uma entidade. Eu am o a minha umbanda omolocó pois a considero a religiao que mais faz sentido e se encaixa comigo. Porém nao existe muita informaç ão sobre ela por aqui e as que tem nao sao confiáveis. Bom gostaria de compartilhar minha história. Obrigada

    ResponderExcluir